Uma máscara de múmia dourada de "Golden Mummies of Egypt", a primeira exposição itinerante internacional do Manchester Museum com curadoria de nosso Curador do Egito e do Sudão, Dr. Campbell Price, que foi inaugurada em fevereiro de 2020 no Buffalo Museum of Science em Nova York.
A exposição examina as esperanças e temores sobre a vida após a morte, quando o Egito fazia parte dos mundos grego e romano (c.300 aC-200 dC). Os membros ricos desta sociedade multicultural tiveram seus corpos mumificados envoltos em ouro na esperança de se juntar aos deuses após a morte.
Esta máscara tem um rosto dourado e um "head-dress" ou peruca tripartida, pintada para representar cachos e tranças, com uma franja sobre a testa. Isso sugere que a máscara foi feita para uma mulher. Mostra-a na forma quase divina que os mortos esperavam ter na vida após a morte.
A exposição "Múmias de ouro do Egito" inclui mais de 100 destaques da coleção de egiptologia do Museu de Manchester, incluindo oito múmias, bem como máscaras, caixões, joias e esculturas.